segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Domingo disputado na Argentina

TVR é um programa de grande sucesso na Argentina que mostra, com cenas de arquivo de programas de outros canais, os principais acontecimentos da TV local (mostrando os assuntos mais comentados e polêmicos da televisão na semana), tudo com muito humor e com uma edição e produção nota 10 (estilo CQC). Esse programa vai ao ar no Canal 13 com enorme sucesso faz anos e sempre foi o programa mais visto de sábado.

A Cuatro Cabezas, uma das produtoras argentinas mais respeitadas do mundo e criadora do formato CQC, resolveu fazer um formato igualzinho para a Telefe no ano passado, chamado Zapping. A idéia era estreá-lo no meio da semana, ou seja, iria tratar dos mesmos temas do TVR mas com antecedência. Porém, o formato não funcionou muito bem e, para ver se o programa decolava, ele foi mudado para sábado e colocado em concorrência direta com o veterano TVR. Nesse horário, o programa decolou e agora ele ganha com grande distância da versão original.

[Curiosidade: Embora na Argentina esse tipo de programa de humor seja um sucesso e dê muito certo (vindo desde os anos 90 com Perdona Nuestros Pecados), no Brasil seria impossível adapta-los porque ele é todo feito com imagens de programas de outras emissoras que, por aqui, não pensariam duas vezes antes de entrar na justiça para tirar o programa do ar por uso indevido de imagem. Na Argentina esse tipo de processo seria um tiro no pé já que TODOS os canais tem programas que exibem imagens de outras estações (uma imagem bem distante do panorama nacional, onde o canal líder, a Globo, finge que todos os outros canais não existem).

Na Espanha, Perdona Nuestros Pecados, o primeiro programa argentino a utilizar esse formato (que agora é utilizado pelo TVR e pelo Zapping), foi adaptado pela Telecinco e rapidamente teve que ser tirado do ar pois foi processado por outras emissoras. Mais tarde, o programa Sé Lo Que Hicisteis, um dos programas mais bem sucedidos da La Sexta, que também usava muito imagens de outros canais para ridiculariza-los, teve que mudar seu formato pois a Telecinco os processou e os proibiu de usar imagens de seus programas. Na TV3, o canal local mais visto da região da Catalunha, o programa Alguna pregunta més?, também todo feito com imagens de arquivo de outras emissoras, é um grande sucesso mas quando al Antena 3, um dos maiores canais do país com penetração em todas as regiões, comprou o formato para adaptá-lo, os produtores se viram obrigados a usar imagens apenas dos programas da própria emissora.]

Outro caso interessante foi o que aconteceu com o formato Got Talent. A Telefe comprou o formato e o anunciou durante muito tempo antes de estrea-lo. Nessa enrolação, um segmento do programa Ese es el Show, que mostrava os bastidores do Bailando por un Sueño, o popular formato exibido no programa mais visto do país, o Showmatch, começou a fazer sucesso. O nome do formato era EL CASTING DE LA TELE e tinha, basicamente, o mesmo formato de Got Talent.

O segmento virou programa próprio que teve aceitação. Com 14 pontos, ele conseguia liderar sem problemas o seu horário e era muitas vezes o programa mais visto de sábado.

Apesar de que a Telefe suspeitasse que o Canal 13 só criou esse programa para se adiantar ao lançamento de Talento Argentino, eles puderam respirar aliviados quando a estréia foi incrivelmente bem.

No mês passado pela primeira vez desde o começo do ano, a Telefe ganhou na audiência mensal. Isso se deu graças ao sucesso da programação de final de semana (basicamente filmes) e da tarde (péssimo horário para o 13), apesar de, no horário nobre, o canal das bolinhas (como a Telefe é chamada) continuasse longe.

Isso desatou uma briga séria pela audiência em agosto e o primeiro dia do mês mostrou como a coisa vai estar concorrida: o 13 e a Telefe EMPATARAM com exatamente a mesma audiência (até os DECIMOS foram iguais).

Durante esse domingo, o Canal 13 resolveu contraprogramar a Telefe botando no ar das 20h as 22h a grande final do El Casting de la Tele com varias atrações internacionais (porém quase não competindo diretamente com o programa de talento da Telefe, que começou as 21h45) e seguindo com um especial de Polícias en Accion, um popular reality show com perseguições policiais.

A Telefe confiou nos dois programas que trouxeram tanta satisfação para eles no final de semana anterior: o gameshow adolescente El Ultimo Pasajero e o segundo Talento Argentino.

Na briga, a Telefe saiu vitoriosa: El Ultimo Pasajaro teve ótima audiência, com 16.7 pontos, ainda mais alto do que a estréia da temporada semana passada. Ficou quase empatado El Casting de la Tele que conseguiu 16.8 no Canal 13.

Talento Argentino provou ser, indiscutivelmente, o grande sucesso do ano da Telefe e, possivelmente, a salvação do canal. Depois de ótimos 29,2 da semana passada (a audiência meta era 20 pontos), essa semana o programa alcançou a incrível marca de 30 pontos.

Depois, com um episódio especial com os melhores momentos de Zapping (cujo horário habitual é aos sábados), o canal conseguiu altos 18.9 pontos. Ou seja, essa emissão especial foi o episódio de Zapping com a audiência mais alta durante toda a história do programa.

Enquanto isso, no 13, o especial de Polícias en Acción conseguiu baixos 14.3 pontos (muito menos do que o habitual) e depois Argentinos por su Nombre manteve sua audiência habitual com 12.2.

Durante esses primeiros três dias, a vitória vai para a Telefe que tem, até o momento, 13.6 de média. O Canal 13 tem 11.4.

Repito: Globo, por favor, corra para comprar o formato de Got Talent. Te garanto que vai funcionar. Não deixe a sua concorrência botar a mão nele ;D.

Nenhum comentário: