A Espanha é o país europeu onde os canais mais lucram em toda a Europa. Pode parecer surpreendente, já que países como França, Inglaterra e Alemanha são muito mais ricos porém isso se dá porque os intervalos comerciais por lá podem ultrapassar 15 minutos e o público já está acostumado com isso. De fato, a Espanha é o país europeu com mais anúncios televisivos.
Na Espanha, são seis canais nacionais, dois deles públicos. Vamos analisa-los:
Overview: A tarde, os canais exibem gameshows, novelas (algumas nacionais e outras latinas) e programas de fofoca. No horário nobre, as principais apostas são quase sempre seriados locais.
Tirando o jornal e os programas importados, toda a programação (incluindo gameshows, programas de fofoca e novelas) é feita por produtoras independentes.
Diferente dos EUA, os seriados não ficam o ano todo no ar, só alguns meses e por tanto nunca chegam a 20 episódios por temporada (em geral são 13). Além disso, como os anúncios tem 15 minutos, os seriados e toda a programação em geral é mais longa, com 90 minutos sendo o tempo normal de um programa de horário nobre.
Além disso, os espanhóis vão dormir mais tarde do que o resto do mundo e jantam mais tarde também, então os programas de horário nobre costumam começar entre 22h e 22h30.
LA 1 (TVE1)
É o primeiro canal da Espanha e foi soberano até a entrada da TV nacional no país que aconteceu super tarde (no começo dos anos 90, como na maior parte da Europa).
Depois de anos liderando, o canal hoje em dia ping-pongueia entre o segundo e o terceiro lugar em audiência (principalmente terceiro lugar) mas é líder total com a terceira idade em todos os horários (não que isso seja muito animador já que esse público não é muito cobiçado pelos anunciantes).
Durante anos, o canal sofreu pra emplacar qualquer série. O uníco sucesso consolidado do canal é Cuentame como Paso que já foi o programa mais visto do país e caíu bastante em audiência nos últimos anos, apesar de continuar sendo o programa mais visto do canal. Mas, recentemente, Desaparecida e Herdero foram sucessos discretos (apesar de ambas já terem sido encerradas) e La Señora teve grande aceitação.
Sucessos: A programação diurna do canal é a mais vista da TV graças ao sucesso das novelas latinas exibidas (atualmente Victoria, antes foram Marina e Destilando Amor) e da novela original, Amar en Tiempos Revueltos.
Além disso, ao se dar conta que os dois maiores sucessos originais do canal eram ambos épicos (Cuentame como Paso, que conta a vida de uma família ao longo de diferentes períodos da história espanhola e Amar en Tiempos Revueltos, uma novela diurna diária que é basicamente o mesmo formato de Cuentame), o canal resolveu investir no gênero, principalmente depois do sucesso de La Señora, um seriado de horário nobre, ter deixado claro a conexão do público do canal com esse tipo de programa. Para a próxima temporada, o canal estreara Aguilla Roja, uma mega produção épica produzida pela principal produtora independente do país, Globomedia.
Fracassos: O canal tem muita dificuldade com a programação de horário nobre e teve pouquíssimos sucessos nos últimos anos. Além disso, a programação de late night (depois do horário nobre) é um fiasco em audiência e o share entre o público jovem (e mais cobiçado pelos anunciantes) é baíxissimo.
Trunfos: Cuentame como Paso, Amar en Tiempos Revueltos, a programação diurna.
TELECINCO
A líder indiscútivel de audiência no país faz anos e de propriedade do conglomerado italiano Mediaset de Berlusconi.
Trunfos: O canal é um dos sócios da Endemol, que produz os reality shows de maior sucesso no mundo. Por tanto, eles produzem todos os reality shows de maior sucesso do país: Gran Hermano (Big Brother), Operacion Triunfo (Fama), Supervivientes (Survivor).
Além disso, eles são extremamente bons em fazer com que seus seriados não se desgastem em audiência e se mantenham como líderes por anos a fio como aconteceu com o recentemente encerrado Los Serrano (que teve queda em audiência mas sempre se manteve como líder no horário de exibição), Hospital Central, Aida, El Comisario, Hospital Central, entre outros. Todos esses programas foram sucessos na TV espanhola durante anos e ajudaram a Telecinco a virar líder.
No access primetime (faixa de programação exibida 7 dias por semana antes do horário nobre), eles são líderes total com os programas de sketch humoristicos Escenas de Matrimonio e Camera Café. Ambos já foram líderes de audiência e hoje em dia estão bem desgastados, mas continuam liderando sem problema.
O canal também tem os direitos de exibição da Formula 1 que está extremamente em alta no país e tem audiências altissimas.
Como se isso tudo não fosse suficiente, eles tem o programa mais rentável de todo a Espanha, CSI. Porque esse seriado americano é tão lucrativo? Porque além de ser o segundo programa de ficção mais visto do país (depois da sitcom Aída), ele é comprado de fora e não produzido localmente, o que faz dele muito mais barato e enquanto um seriado espanhol tem temporadas curtas que duram apenas alguns meses, CSI tem mais de 60 episódios por temporada contando as três versões do franchise (Las Vegas, Miami e Nova Iorque) que tem audiências igualmente altas.
Fracassos: No horário nobre, o canal tem poucos fracassos. O seriado policial RIS. não foi bem quando estreou em setembro de 2007 e a segunda temporada do seriado médio MIR também funcionou mal.
Sucessos recentes: Sin Tetas no Hay Paraíso, versão do seriado colombiano de mesmo nome, foi um enorme sucesso assim como Hermanos y Detectives, versão de um argentino.
Problemas a vista: Faz anos que a faixa diurna da Telecinco lidera sem problemas. Primeiro graças a Aqui hay Tomate, um polêmico programa de fofoca e depois devido ao estrondoso sucesso da novela Yo Soy Bea, versão local de Betty a Feia.
Mas, no começo de 2008, o canal optou por, do nada, cancelar o programa de fofoca que lhes trouxe tanto sucesso desde 2003, causando polêmica no país todo. E, faz algumas semanas, a trama original de Yo soy Bea foi encerrada depois de 2 anos e uma nova protagonista entrou, fazendo com que a novela despencasse (apesar de ainda manter uma audiência decente).
Além disso, Los Serrano foi encerrado, Hospital Central tem mostrado queda em audiência e a protagonista de Aída vai sair do programa, o mais visto da Espanha, depois da próxima temporada (apesar de que já teve episódios onde Aída não apareceu e a audiência não caiu). O sitcom Lo que se Avecina também tem tido audiências desanimadoras.
Jogo sujo: A Telecinco protege com unhas e dentes o seu primeiro lugar e, quando preciso, eles jogam sujo para manter a liderança.
A Antena 3 tinha o programa mais visto do país, Aqui no hay Quien Viva e a Telecinco comprou a produtora que fazia o programa, tirando ele do ar da A3 e criando um similar, Lo que se Avecina, cujo sucesso, apesar de boas audiências, não chegou perto do original.
Quando a Antena 3 ia estrear seu seriado LEX, uma produção da poderosa Globomedia, a Telecinco, para prejudicar a concorrente, botou em hiatus, muito em cima da hora, Lo que se Avecina, o programa que era exibido no horário e estreou a última temporada de Los Serrano. No caso, o tiro saiu pela culatra: LEX estreou com audiência alta (apesar de que depois caíu e muito) e Lo que se Avecina tem tido péssimos rendimentos em seu novo horário, aos domingos, substituindo Aída.
ANTENA 3
Propriedade do gigantesco grupo editorial espanhol Planeta, Antena 3 é o segundo canal mais visto da Espanha.
Trunfos: Diferente da Telecinco, a Antena 3 é péssima em consolidar sucessos por longos períodos e seu único tanque, Aqui no hay quien viva, foi "roubado" pela Telecinco.
Sucessos: O canal é líder entre jovens. Sua faixa de programação infanto-juvenil nas manhãs do final de semana, Megatrix, bate facilmente as dos outros canais. Nos começos de tarde, Os Simpsons são um fênomeno de audiência assim como La Rueda de la Fortuna.
No horário nobre, El Internado e Fisica o Quimica, seriados com forte apelo juvenil, são grandes sucessos. Los Hombres de Paco, que também tem grande aceitação entre adolescentes, é o seriado mais duradouro do canal (é de 2005) e é um grande sucesso, apesar da audiência ter caído muito quando a Telecinco resolveu botar Operacion Triunfo no mesmo dia e horário.
Depois de mais de um ano com as tardes totalmente ferradas e com audiências incrivelmente baixas, Antena 3 finalmente emplacou um sucesso: Lalola, versão espanhola da novela argentina de mesmo nome.
Os jornais do canal tem boas audiências e a programação de sábado também.
Fracassos: Entre os fracassos recentes do canal estão os seriados Quart e LEX. Porém, o canal continuara investindo nesse último e incorporara a importante atriz Paz Vega na próxima temporada do seriado.
Já a tarde dos dias de semana do canal são um verdadeiro desastre. Em 2004, a novela colombiana Pasion de Gavilanes foi um estrondoso sucesso e depois, outras novelas latinas emplacaram como Ruby e El Cuerpo del Deseo. Desde então, faz mais de 2 anos que os índices de audiência no horário são terríveis e o canal se depara com fracasso pós fracasso. A maldição finalmente foi quebrada quando Lalola virou um sucesso mediano nas tardes do canal, a primeira desde 2006. Porém, o resto dos programas continuam com números baixissimos.
Mediocridade: Enquanto a Telecinco não tolera audiências baixas, a Antena 3 aceita muito bem os programas com audiências mediocres porém estáveis. Apesar de nenhuma novela latina ter funcionado desde 2005, o canal continua apostando nelas. Programas com audiência muito medianas, como os seriados de horário nobre La Família Mata e La Sindrome de Ulisses são renovados e o fracassado programa de access primetime Al Pie de la Letra continua, inexplicavelmente, sendo produzido.
Cuatro
Do gigantesco grupo PRISA (que é proprietária do jornal mais lido do país, El País, e da rádio mais escutada na Espanha e em toda América Latina, Los 40 Principales), Cuatro é um canal extremamente recente, tendo sido lançado em novembro de 2005.
O canal ainda tem uma audiência bem mais discreta que os competidores mais veteranos e sua programação é de principalmente seriados americanos.
Seu programa mais visto desparadamente é o americano House, que é líder total de audiência em seu horário de exibição e é cobiçado por todos os outros canais do país por sua rentabilidade e seus altos índices de audiência (que seriam considerados altos até para a Telecinco).
Sucessos recentes incluem o programa de investigação Callejeros e o reality show musical Fama A Bailar!, que foi um verdadeiro fênomeno juvenil.
Cuatro também tem os direitos de exibição dos dois maiores eventos esportivos: a Copa do Mundo e a Eurocopa (cuja final de 2008 foi o programa mais visto da história do país desde que as audiências começaram a ser contadas).
LaSexta
O canal nacional mais novo do país, cujas emissões começaram em março de 2006. É da poderosa empresa audio-visual Mediapro.
Assim como a Cuatro, depende muito de produções norte-americanas. Nenhum dos programas deste canal chegaram a índices de audiência tão altos quanto os de House ou desatou a histeria causada pro Fama a Bailar, mas programas como a sátira dos programas de fofoca diário Sé lo que hicisteis e do humoristico El Intermedio tem bons números e ganham com facílidade do Cuatro.
LaSexta tem os direitos da Formula 1 a partir de 2009 e exibiu o importante jogo do Real Madrid contra o Barcelona F.C. em 2007.
Locais
A Espanha esta toda dividida em comunidades autônomas, muitas delas com sua própria língua e cultura. Por tanto, cada comunidade tem seu próprio canal público e, como acontece na Catalunya e na Galicia, alguns de seus programas superam as ofertas das nacionais.
No mundo
Aída, Cuentame como Paso, Aqui no hay quien Viva, Los Serrano, El Internado e Los Hombres de Paco tem versões locais em países como Portugal, Argentina, Chile, México, Grécia, França, Itália, Hungria, entre outros.
Na Itália, a versão nacional de Los Serrano, I Cesaroni, é o programa mais visto do país.
O seriado de dança Un Paso Adelante foi exíbido dublado na Itália e na França onde causou grande histeria entre os adolescentes locais (por aqui foi exíbido no Multishow).
O reality show Operacion Triunfo é um formato original da Espanha e foi vendido, pela Endemol, para o mundo inteiro, inclusive para o Brasil, onde virou Fama.
O seriado El Internado teve seus direitos comprados pela FOX para uma versão americana que, caso seja realizado, será co-produzido pela produtora original, Globomedia.
Na América Latina, os seriados e programas espanhóis raramente são exibidos porque os latino-americanos não estam acostumados com o sotaque de lá e porque as produções são muito locais. Porém, Escenas de Matrimonio é exibido com grande aceitação no Uruguay em sua versão original.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário