segunda-feira, 28 de julho de 2008

Argentina e Uruguay

A TV argentina tem duas figuras que são garantia de audiências estratosféricas: Susana Gimenez e Marcelo Tinelli.

Durante 20 anos, graças a esses dois apresentadores e uma programação forte cheia de ficções e formatos de sucesso, a Telefe sempre foi o canal líder. O Canal 13, que quase sempre teve audiências altíssimas no horário nobre graças as ficções da Pol-ka, sempre se manteve em segundo lugar (mas, muitas vezes, superou com folga a audiência da Telefe no horário nobre).

Os problemas começaram para Telefe em 2001. Em meio a maior crise da história do país, Gustavo Yankalevich, o homem que foi responsável por colocar a Telefe no topo, resolveu deixar seu cargo e foi substituível por Claudio Villaruel.

Logo no seus primeiros meses, Villaruel se desentendeu com Tinelli e com Susana e finalmente, em 2005, perdeu Tinelli para o Canal 9, o canal que desde o começo dos 90 se situa num longinquo terceiro lugar de audiência. Além de levar o seu programa, Videomatch (que foi renomeado Showmatch pelo nome original ser propriedade da Telefe), ele levou com ele a novela comica Los Roldan que, na época, era o programa mais visto da televisão argentina e um gigantesco fenômeno social (o programa era produzido pela Ideas de Sur, a produtora de Marcelo).

O fato dos dois programas mais bem sucedidos do país estarem se mudando do canal líder para um canal com audiências tão baixas comparativamente causou enorme polêmica no país: será que seria o fim do reinado da Telefe? Ou Showmatch e Los Roldan seriam esquecidos? Será que o Canal 9 iria virar, do dia para a noite, o canal mais visto? E o Canal 13 como ficaria?

Vamos acompanhar os diferentes períodos da TV argentina:
2005: A guerra dos programas de variedade
Dois meses antes de Marcelo entrar no ar, Los Roldan estreou com alta audiência sua segunda temporada no Canal 9. Mas a Telefe e o Canal 13, com a ajuda de blockbusters hollywoodianos como Homem Aranha e Shrek, conseguiram soterrar rapidamente a competição e o programa que no ano anterior era, disparado, o programa mais visto do país (e um fenômeno social gigantesco) perdeu o fio da meada e, com isso, também perdeu 50% do seu público.

Isso incitou a polêmica: se Los Roldan, o fenômeno de audiência da temporada passada, não conseguiu segurar os altos números em seu novo canal (que tinha audiência muito mais baixa que os líderes Telefe e Canal 13), será que Tinelli e seu Showmatch conseguiriam? Será que, depois 15 anos, Tinelli deixaria de ter o programa mais visto do país?

Para piorar as coisas, Telefe resolveu que ia botar no ar, no mesmo horário, a sua principal figura, que também era sinônimo de altíssimas audiência: Susana Gimenez.

Pela primeira vez na história e depois de anos no mesmo canal, a Diva (como Susana é chamada) e o Divo iriam concorrer cabeça a cabeça.

Os dois programas começaram com audiências altas. Nos primeiros dias, Susana liderou com décimas de vantagem. Mas depois de cair um pouco, Showmatch começou a levantar e levantar e levantar até que já estava a 10 pontos de vantagem em relação a Telefe.

Porém, o desespero da Telefe (que ainda era líder com folga graças a sua forte programação diurna) não se comparava com a do Canal 13 que, acostumado com altas audiências no horário nobre, viu seu Ibope alcançar números historicamente baixos agora que tinha como concorrência simultânea Tinelli e Susana.

O 13 estava numa enorme enrascada. Não havia NADA que eles pudessem colocar no ar que ofuscassem as duas maiores celebridades do país. Em toda a Argentina, só tinha um homem capaz de ganhar dos dois em audiência: Maradona.

Sem nenhuma outra opção, os executivos do 13 ofereceram rios de dinheiro para o jogador, idolatrado como um Deus por grande parte da população, que finalmente aceitou apresentar um programa semanal. A emissora não hesitou em gastar milhões e não poupar esforços para que maiores celebridades (como Péle) fossem ao programa. Assim, graças a La Noche del 10, que alcançou números altíssimos, o Canal 13 se levantou da crise.

Por isso, pela luta de audiência entre as 3 maiores celebridades do país (Tinelli, Susana e Maradona) com seus respectivos programas de variedade, 2005 foi o ano deste tipo de programa.

Na prática, Maradona ganhou a guerra da audiência, mas foi Tinelli o verdadeiro ganhador (principalmente porque o programa de Maradona era semanal enquanto o de Tinelli era diário). Tinelli mostrou ser uma figura fortíssima e garantia de audiência alta, esteja onde estiver. Enquanto o Canal 9 continuava com suas audiências baixas, os números aumentavam em 300% na hora que El Cabezón entrava no ar.

A grande perdedora foi Susana, que teve audiências baixíssimas para seu padrão.

Porém, o ano foi para Telefe de qualquer jeito: no horário nobre, depois dos programas de variedade, sitcoms como a versão nacional de The Nanny tiveram grande audiência e a faixa diurna de novela, empurrado por gigantescos sucessos como Pasion de Gavilanes e as brasileiras Senhora do Destino e Da Cor do Pecado, bateram recordes de audiência.

No fim do ano, uma bomba: Tinelli anunciou que estava saindo do 9 e migrando para o Canal 13.

2006: O ano da ficção
O Canal 13 estava empenhado em correr atrás do tempo perdido. Depois de conseguir com que Tinelli e seu Showmatch migrassem para o canal, uma enorme quantidade de dinheiro e de esforço foi usada para reunir os dois maiores atores da TV local: Natalia Oreiro e Facundo Arana que, oito anos antes, tinham estrelado a novela extremamente bem sucedida Muñeca Brava.

Oreiro e Arana toparam estrelar a comédia Sos Mi Vida e os executivos do canal acreditavam que esses dois tanques seriam o suficiente para tirar a coroa da Telefe.

Não foi o caso. Apesar de Showmatch continuar com suas altas audiências e Sos Mi Vida ter sido o programa mais visto do ano, a Telefe soube contra-atacar muito bem,.

A tarde Esclava Isaura (da Record) era um estrondoso sucesso (apesar de não ter se igualado aos números gigantescos de Pasión de Gavilanes).

Alma Pirata, a grande aposta da Telefe para ganhar de Sos Mi Vida, não conseguiu alcançar a competição e foi mudada para o horário das 19h, onde liderou pelo resto do ano. Em seu lugar, a sitcom diária Casados con Hijos (versão local da americana Married...with Children) virou um fenômeno de audiência. Já a novela Montecristo, uma produção que a Telefe investiu milhões, conseguiu inclusive superar o Showmatch em audiência e virar o segundo programa mais visto do ano.

No fim, a Telefe saiu novamente vitoriosa mas ambos os canais, Canal 13 e Telefe, acabaram o ano completamente satisfeitas com suas ofertas de primetime.

2007: O ano dos reality shows
Durante as férias de verão, a Telefe resolveu estrear, depois de um descanso de 4 anos, a quarta edição do reality show Gran Hermano (Big Brother). O GH4 foi um estrondoso sucesso de audiência.

Em março, ambos os canais lançaram suas apostas: o Canal 13 com mais uma ficção diária da Pol-ka, Son de Fierro, e a Telefe com Gran Hermano e Hechizada, uma versão nacional da clássica comédia norte-americana Bewitched (A Feiticeira) que eles esperavam que seguisse o caminho das incrivelmente bem sucedidas adaptações de The Nanny e Married with Children.

Enquanto a novela do Canal 13 foi um sucesso, a da Telefe teve audiências abaixo do esperado e foi prontamente cancelada.

Ao mesmo tempo que a Telefe estreava, emendado com a final do GH4, a edição de famosos do mesmo reality show, Marcelo Tinelli estreava a nova temporada de Showmatch, essa vez com competições como Bailando por un Sueño, uma espécie de de Dança dos Famosos com juízes e participantes muito mais polêmicos.

Enquanto Gran Hermano Famosos marcava audiências frustrantes, Showmatch e seu Bailando batiam recordes de audiência e Son de Fierro também marcava ótimos números no Canal 13. A partir de então, o Canal 13 começou a liderar a audiência todos os meses.

Os números recordes de Showmatch combinados com Son de Fierro e com a Copa Libertadores (cujos direitos pertenciam ao Canal 13 e cuja final com o Boca foi o programa mais visto do ano no país) fizeram com que o Canal 13 virasse líder total no horário nobre.

Mas, em outros horários, a Telefe também mostrava fraqueza enquanto o Canal 13 comemorava: Mujeres de Nadie foi um grande sucesso nas tardes do 13 e ganhou da Telefe diversas vezes. Algo extremamente surpreendente já que a tarde do Canal 13 sempre foi o calcanhar de Aquiles do canal (diversos anos o Canal 13 líderou o horário nobre mas sua péssimas audiências na parte diurna fazia com que a Telefe ganhassem na média geral com folga).

A derrota mais significativa em audiência foi de Patito Feo contra Casi Angeles. Casi Angeles era a nova aposta da produtora Cris Morena que tinha o total monopólio da produção de programas infanto-juvenis na Argentina e criava hit após hit: Jugate Conmigo de 91 a 94, Chiquititas de 95 a 2001 (que originou a versão brasileira que foi um grande sucesso por aqui também de 97 a 2000), Verano del 98 de 98 a 2000, Rebelde Way de 2002 a 2003 (que originou Rebelde), Floricienta de 2004 a 2005 (que virou Floribella no Brasil).

Mas Casi Angeles não agradou e Patito Feo, produzido pela Ideas del Sur de Tinelli, foi um gigantesco sucesso. Pela primeira vez em 16 anos uma produção infanto-juvenil de Cris Morena não era a líder entre os programas do gênero. A crise foi tão grande que obrigou o programa a mudar de horário e ir das 18h (horário em que competia com Patito) para as 17h20. No horário das 17h20, Casi Angeles recuperou a sua audiência e voltou para as 18h, ganhando muitas vezes de Patito Feo e acabando o ano com 12 pontos de média, apenas 0.6 abaixo de Patito e sendo renovado para uma 2a temporada.

Enquanto o final da produção infanto-juvenil foi feliz, o horário nobre foi bem amargo.

Depois do fracasso de Gran Hermano Famosos, o canal decidiu emendar a quinta edição do formato (dessa vez com anônimos) cujo fracasso foi ainda maior desgastando um formato que, exibido uma vez por ano, poderia render por anos e anos.

Depois de Hechizada, a outra aposta de ficção do canal, El Capo, também fracassou.

A única coisa que salvou a Telefe um pouco foi a volta de Susana Gimenez em meados do ano (uma volta de emergência, diga-se de passagem), depois de um ano sabático. Mas apesar dela ter sido o segundo programa mais visto do canal no ano nem ela conseguiu liderar o horário e foi derrotada pela ficção do Canal 13, Son de Fierro.

Conclusão: a Telefe ganhou o ano mas só graças as audiências altíssimas de GH4 no começo do ano. Do fim de GH4 em diante, o canal perdeu quase todo o dia, com exceção dos finais de semana (o outro calcanhar de Aquiles do 13).

Já o Canal 13 teve uma audiência no horário nobre altíssima, com o Showmatch batendo recordes assim como os jogos do Boca e o sucesso de Son de Fierro (que apesar de grande, não alcançou o de Sos Mi Vida no ano anterior). E, pela primeira vez em sua história, teve ofertas com ótimo rendimento no horário da tarde.

2008: Telefe deve finalmente cair do primeiro lugar?
Tudo indica que, depois de 20 anos na liderança, a Telefe finalmente vai ceder o trono para o Canal 13.

Enquanto em 2007 o Canal 13 dormiu durante as férias, o que fez com que a Telefe ganhasse o ano (já que Gran Hermano 4 foi um enorme sucesso e, por tanto, nos primeiros anos do ano a diferença entre a Telefe e o 13 foi altíssima), esse ano eles ficaram espertos: Son de Fierro terminou em fevereiro e, logo em seguida, estreou Por Amor a Vos, a nova ficção que foi um enorme sucesso.

Showmatch continua marcando números altíssimos noite após noite.

A maldição da Telefe continua: a programação de começo de ano inteira fracassou. A super produção Vidas Robadas, novela com o ator mais popular do país, Facundo Arana, tem marcado números medianos e nunca tem sido uma ameaça a liderança de Tinelli. O gameshow El Muro Infernal, apesar da alta audiência inicial, se desgastou. De novo, só Susana Gimenez se salva.

Porém, apesar de ter perdido (ao que tudo indica) de vez a liderança para esse ano, o canal pelo menos recuperou a liderança da tarde. Enquanto em 2004 e 2005 a programação diurna chegasse a 20 pontos, 12 pontos em 2008 é o suficiente para o canal liderar.

Só um programa excedeu as expectativas do canal o ano todo: a 2a temporada de Casi Angeles tem marcado números recordes no Ibope e enquanto no ano passado ficou com 12 enquanto Patito Feo ficou com 12.6, esse ano a novela juvenil tem uma média de 14 pontos, TRÊS pontos acima da segunda temporada de Patito no Canal 13.

EDITADO: O ano acabou e, surpresa, a Telefe conseguiu dar a volta por cima e liderar pelo 18o ano consecutivo.

Depois de 1 ano e meio batendo recordes de audiência e sendo o assunto mais comentado do país, o formato Bailando por un Sueño exibido dentro do Showmatch se desgastou e começou a ser superado pela Susana Gimenez, cuja audiência cresceu ao longo do ano.

Na reta final, a audiência de Vidas Robadas cresceu muito e a estréia da nova aposta de ficção do canal, Los Exitosos Pells, foi muito bem sucedida. O programa, fresquinho e inovador, foi o primeiro programa em dois anos a superar Bailando por un Sueño, cada vez mais desgastado.

Além disso, enquanto em 2007 o Canal 13 obteve grande sucesso no horário da tarde com Patito Feo e Mujeres de Nadie, em 2008 a segunda temporada de ambos os programas foram retumbantes fracassos enquanto Casi Angeles, na Telefe, teve uma grande melhoria de audiência com seu segundo ano. Por tanto, o Canal 13 voltou a ter seus habituais números baixos diurnos e a ser superado com folga pela Telefe no horário.

E o que o Uruguay tem a ver com isso?
A TV uruguaia é totalmente dependente da TV argentina. Para se ter uma idéia, o programa mais visto do país também é o Showmatch e o segundo lugar é Por Amor a Vos, igualzinho na Argentina.

Com a ida de Tinelli para o 13, quem se deu muito bem foi o canal Teledoce. Os uruguaios sempre apoiaram as ficções da Pol-ka (a produtora de todas as novelas de horário nobre do Canal 13 e cujo proprietário é o diretor de programação do canal) e o Teledoce tem um contrato com o canal e, por tanto, exibe os dois programas mais vistos. Outra aliança que se mostra muito lucrativa para o canal é com a Globo, já que Páginas da Vida é o quarto programa mais visto do país.

Enquanto isso, a Montecarlo TV, que tem uma associação com a Telefe, se mostra muito mal. Durante os anos 90, a Montecarlo foi líder soberana da TV com os grandes sucessos da Telefe, Videomatch e Susana. Hoje, nenhuma ficção da Telefe emplaca no país e Susana Gimenez, diferente da Argentina, perdeu muito de sua popularidade. Em conseqüência disso, a Montecarlo TV fica em terceiro lugar de audiência.

Em segundo lugar fica o Canal 10 que exibe Vidas Opostas contra Páginas da Vida (Páginas da Vida é líder total, alias) e que tem sucesso com o telejornal mais visto do país, o espanhol Escenas de Matrimonio e programa de fofocas (made in Argentina) Intrusos en el Espectaculo.